Nossos Símbolos Prec



Tocha Alada - o distintivo alado e flamejante foi o símbolo que imortalizou os precursores aliados nas Operações Aeroterrestres na Segunda Grande Guerra. Sua origem remete à Grécia antiga, onde corredores abriam os jogos olímpicos com uma tocha acesa, de forma a “clarear” e “esclarecer” o caminho. Baseando-se nesta idéia, em maio de 1944, o então 1º Ten Prescot, precursor do Exército Americano, idealizou a tocha para ser a insígnia oficial dos homens que haviam recebido treinamento "pathfinder", inclusive os pilotos. A esta tocha foi acrescentada uma asa, simbolizando o salto de infiltração dos precursores precedendo a tropa pára-quedista. Este símbolo viria a ser adotado, posteriormente, por tropas precursoras de diversos países. Criava-se, desta forma, a mística do “fogo que vinha do céu”.

..........Com a introdução do curso de precursor no Exército Brasileiro, adotou-se a tocha alada como símbolo da nova especialidade que surgia. Foi assim que, no ano de 1952, a tocha alada americana foi então redesenhada pelo então 2º Sgt Geraldo Cavalcanti da Cunha – Prec nº 6, e adotada pelos precursores brasileiros. Conta-se que na época a idéia não foi muito bem recebida inicialmente, pois os precursores extra-oficialmente a utilizavam na manga do uniforme, local privativo do símbolo do curso de Comando e Estado Maior do Exército. No entanto, dentro do espírito aeroterrestre, a idéia vingou e a tocha foi reposicionada no peito do uniforme  e oficializada posteriormente. 



Archote - O distintivo utilizado pelos Auxiliares de Precursores tem o fundo verde representando as Zonas de Lançamento do nosso Brasil; a bandeira quadriculada em amarelo e preto identifica o Centro de Controle da Reorganização, operado por um auxiliar de precursor; o raio representa a rapidez e as comunicações, uma vez que é responsabilidade dos Aux Prec operar as rádios e enviar mensagens para o escalão superior; finalmente, a tocha ao centro, que simboliza o balizamento das Zonas de Lançamento e Zonas de Pouso.



Emblema da Cia Prec o emblema da Cia Prec representa as mais diversas possibilidades da Companhia. A Tocha Alada, ao centro simboliza a tropa de precursores que a compõe. O raio e a bandeirola quadriculada simbolizam os auxiliares de precursor, assim como no seu archote. O pára-quedas simboliza a característica de todo o efetivo em ser pára-quedista. Os três símbolos que o complementam representam os três destacamentos operacionais da Companhia com suas vocações principais. À esquerda, o saltador livre representa o Destacamento SLOp (Salto Livre Operacional), à direita, o mergulhador representa o Destacamento Aquático e, abaixo, a torre representa o Terceiro Destacamento com a proximidade com a força aérea e o controle de aeródromos.



Equipe Alfa - O distintivo da Equipe Alfa é caracterizado pelo combatente equipado para o salto operacional a grande altitude (SOGA) - um macacão, luvas e capacete com oxigênio. Além disso, podemos perceber um velame retangular de salto livre, indicando a modalidade preferida dos militares da Equipe Alfa: a navegação de velame aberto, onde pode-se alcançar grandes distâncias dentro do território inimigo. O cruzeiro do sul nos lembra dos céus do nosso amado Brasil e que a missão primordial será sempre a defesa do nosso território.



Equipe Bravo - A Equipe Bravo tem no símbolo sua característica mais marcante: a união e o espírito de equipe. Por isso, 4 combatentes estão em formação durante a queda livre. As nuvens indicam que, quando a Equipe Bravo infiltra, ela vai além dos 1200 pés de altura do salto semi-automático, aproveitando a navegabilidade de seus velames retangulares para infiltrar em áreas de salto restritas, onde não seria possível o salto gancho.



Equipe Charlie - O ambiente de selva e pantanal estão muito bem caracterizados no distintivo da Equipe Charlie. A onça, as árvores e o rio simbolizam a fauna, a flora e a hidrografia destes ecossistemas tão exigentes e ao mesmo tempo tão importantes para nosso país. Somados, representam quase metade do território nacional. E, para que haja a mobilidade necessária para defender esta extensa área, o velame no canto superior nos lembra da formação aeroterrestre dos "Combatentes da Charlie".



Equipe Delta - O círculo vermelho com a faixa branca, símbolo mundial de mergulho autônomo, indica o tipo de infiltração que esta equipe pratica: a subaquática. Com um peixe espada representando a agilidade, agressividade e afinidade ao ambiente aquático, esses militares partem de navios, plataformas, botes ou até mesmo de salto em massa d'água para infiltrar sem serem percebidos, e desta forma operar zonas de desembarque de tropa em território inimigo




Equipe Echo - O distintivo da Equipe Echo apresenta, em primeiro plano, um pára-quedista escalando uma parede de pedra do nosso Brasil, caracterizando que esta equipe possui pessoal e material necessário para enfrentar as dificuldades de um terreno montanhoso. A altitude sempre elevada demonstra um dos obstáculos que os militares da Echo têm que enfrentar em combate, e o motivo do constante adestramento neste tipo de relevo. Além disso, as tonalidades de marrom e amarelo indicam a outra vocação desta equipe: a caatinga, outro ambiente rigoroso que exige um preparo muito grande, porém não impossível para nossa Echo.




Equipe Foxtrot - A Equipe Foxtrot possui uma diversidade de missões, e por isso seu distintivo é dividido em três: o avião representa operações em aeródromos, onde ocorre o embarque/desembarque de pessoal e material sob a coordenação dos precursores da Equipe Foxtrot; A nuvem cumulunimbus (CB) indica a missão de realizar levantamentos meteorológicos na área de operações, em proveito da tropa apoiada; e a torre indica o controle do tráfego aéreo, realizado de forma restrita com o objetivo de permitir o pouso e decolagem de aeronaves em pistas de pouso localizadas em zonas de combate.



Pelotão de Comando e Serviço - O Pelotão integra todos os grupos que compõem as Seções da Companhia. Seu símbolo apresenta, em destaque, a tocha do Precursor Pára-quedista, característica da OM, e, através de uma corrente de seis elos ligados, a união dos grupos para apoiar o cumprimento da missão prevista para a Cia Prec.