Estágio de Mestre de Salto Livre
Com duração de três semanas, o Estágio de Mestre de Salto Livre visa habilitar oficiais e praças possuidores do Estágio de Salto Livre a tornarem-se Mestres de Salto Livre.
Durante o Estágio o estagiário aprende a realizar o lançamento livre, organizar aeronave para o salto, organizar uma equipe terra, recebe noções de meteorologia e leitura de documentos meteorológicos, técnicas de trabalho relativo de velame, precisão no alvo, técnicas avançadas de navegação e técnicas de queda livre BBF (Basic Body Fly).
Durante as duas primeiras semanas é ministrada toda a parte teórica do estágio, ao final da qual realiza-se uma fase de lançamentos, onde em um mesmo salto o aluno do estágio é avaliado em três disciplinas diferentes: lançamento, trabalho em queda e navegação para o alvo. Na fase de lançamento, o estagiário é verificado, principalmente, nos cálculos para o lançamento de pessoal e lançamento sonda, comandos de bordo, localização do ponto de impacto da sonda, localização do ponto de saída (PS), tipo de lançamento, eixo de entrada da aeronave e nas correções do rumo da aeronave para o lançamento.
Durante toda esta fase, o aluno é avaliado por um instrutor de porta, o qual após os cálculos de lançamento do aluno, passa algumas correções e comanda "pode ir" para o aluno, que então, abandona a aeronave sendo acompanhado por outro instrutor em queda, tendo ainda, avaliada a sua performance em queda. Após a abertura do pára-quedas, o aluno inicia sua navegação para o alvo, sendo avaliado por um instrutor em solo, o qual verificará se houve ou não navegação perigosa para o pouso, e se o aluno pousou dentro de um alvo de 25 metros de raio.
O estagiário realiza, em média, 12 lançamentos, findo os quais, o aluno terá que obter média maior que cinco nos lançamentos, pousar pelo menos na metade dos saltos dentro do alvo, e realizar todos os trabalhos em queda estipulados pelo Curso. Desta forma, o aluno estará apto a realizar os lançamentos de tropa de uma aeronave em vôo.